ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
ANAMNESE COM OS PAIS
A anamnese é um momento de fundamental importância, consiste em uma entrevista realizada com os pais ou responsáveis da criança/adolescente, onde é coletado os dados sobre a queixa principal, o comportamento na escola, na sociedade, resgatar a história de vida, entre outros fatores analisados que são informações relevantes que possam desvendar dados e fatos observados.
Se a criança/adolescente já estiver com o laudo médico indicando algum transtorno, ela começará com a intervenção psicopedagógica. Caso contrário, o indicado é realizar uma avaliação com testes para identificar possíveis dificuldades ou transtornos de aprendizagem.
AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
Havendo a necessidade, inicia-se as sessões de avaliação com testes psicopedagógicos com a criança/adolescente.
Durante a avaliação é observado o seu comportamento e as estratégias que utiliza para realizar as atividades propostas. Esta observação permite perceber quais os recursos cognitivos do indivíduo, como interpreta um problema, como os processa, analisa, compara e categoriza, que estratégias cria para elaborar, planificar e antecipar as respostas e de que forma experimenta as soluções. Desta forma, podem ser identificadas as competências que requerem intervenção psicopedagógica.
Após a avaliação, um novo encontro com os pais ou responsáveis é agendado, com o objetivo de conversar sobre as necessidades identificadas e sobre a proposta de intervenção psicopedagógica.
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
A intervenção psicopedagógica é um procedimento realizado com o intuito de melhorar o processo de aprendizagem e promover a autonomia e autoestima através de técnicas específicas e materiais diversos de intervenção.
A intervenção dependerá das necessidades identificadas no processo de avaliação e poderão ser realizadas atividades de leitura, escrita ou de cálculo, raciocínio lógico-matemático, atividades lúdicas, exercícios de lateralidade, diálogo, compreensão e aceitação das regras escolares, profissionais e sociais, promoção da auto-estima e autonomia, entre outras.
As sessões têm duração de 50 minutos e a frequência semanal dependerá das necessidades de cada um (1 ou 2 sessões por semana).
AGENDAMENTOS PELO TELEFONE/WHATSAPP
Telefone: (21) 99259-1969